O Modelo de Intervenção baseia-se no ciclo PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT), respeitando a ordenação lógica destas etapas e garantindo a constante monitorização do processo:

 

Diagnóstico e Definição do Plano de Ação:

Recorrendo à atividade de consultoria é efetuada uma avaliação das práticas correntes
associadas à área de intervenção do Projeto e são identificadas as atividades-chave
necessárias à concretização do mesmo. Em paralelo, é efetuado um diagnóstico formativo
onde são identificadas as necessidades de formação da empresa, atendendo à
caracterização dos seus Recursos Humanos, em termos de qualificações / níveis
habilitacionais /competências detidas.

Com base nas informações recolhidas é elaborado um Plano de Ação, contemplando as
vertentes de Consultoria e Formação (alinhados com a área de intervenção escolhida). São
definidas com os responsáveis da empresa as medidas a implementar no horizonte
temporal do projeto.

Implementação e Acompanhamento do Plano de Ação:

Constituição de equipas de trabalho que, em conjunto com os consultores, implementarão
as medidas definidas nos Planos de Ação definidos no diagnóstico. São definidos os grupos
de formação e ministradas as ações formativas definidas no plano.

Avaliação de Resultados/ Melhorias Implementadas:
Definição de momentos de regulação da execução (avaliação de resultados intercalares),
para acompanhar e controlar o grau de implementação do projeto no que respeita às
atividades formativas e de consultoria. No final do projeto, é feito um balanço do progresso/análise evolutiva da empresa e dos resultados efetivamente alcançados. Os
resultados obtidos serão disseminados, permitindo assim uma experiência de partilha
entre empresas e impulsionando e motivando a implementação de boas práticas.

Na temática dirigida exclusivamente a empresários, o modelo de intervenção dos projetos a é
composto pelas seguintes etapas:

Diagnóstico de práticas de gestão: levantamento de situações – problema em qualquer domínio da gestão através da consultoria individualizada;
Definição dos objetivos de formação: discussão de problemas reais através da formação em sala;

Consultoria individualizada: implementação de ações de melhoria no contexto de trabalho através de aconselhamento específico.

Avaliação de resultados: melhoria de competências (empresário) e sua materialização nos resultados organizacionais (empresa).

Procedimentos