fbpx

Biomatdb

ADVANCED DATABASE AND MARKETPLACE FOR BIOMATERIALS

PROJETO BIOMATDB

O projeto BIOMATDB visa ter um impacto significativo na capacidade de encontrar e pesquisar biomateriais existentes a nível pan-europeu e ser um facilitador para uma melhor absorção de biomateriais em futuras aplicações de saúde e terapias médicas.

CONSÓRCIO BIOMATDB

O CEC/CCIC é um dos 12 membros do Consórcio e o representante nacional do projeto

O projeto BIOMADB, financiado pelo Programa HorizonEurope da União Europeia, é composto por 12 parceiros de 8 países (Áustria, Finlândia, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal e Espanha) que agregam a sua especialização e know-how em áreas como:

  • Ciências de polímeros e biomateriais;
  • Biomecânica e engenharia de tecidos;
  • Medicina e tecnologia da saúde;
  • Ciência e engenharia de materiais;
  • Pesquisa de dispositivos médicos;
  • Terapias e tecnologias emergentes em medicina;
  • Cooperação e relações internacionais;
  • Impacto ético e social.

PROJETO BIOMATDB

Um projeto que pretende solucionar desafios existentes na procura de informações sobre Biomateriais

O projeto BIOMATDB visa ter um impacto significativo na capacidade de encontrar e pesquisar biomateriais existentes a nível pan-europeu e ser um facilitador para uma melhor absorção de biomateriais em futuras aplicações de saúde e terapias médicas.

A utilização de Biomateriais em aplicações médicas é generalizada e tem verificado uma tendência crescente: os biomateriais na área da saúde abrangem quase todas as áreas médicas, desde materiais reconhecidos até biomateriais altamente inovadores, inteligentes e multifuncionais.

Um dos principais desafios é fornecer dados acessíveis e bem estruturados de biomateriais para todos os profissionais e grupos de utilizadores relevantes.

Profissionais e grupos de utilizadores que procuram informações sobre estes materiais naturais ou artificiais, compatíveis com sistemas biológicos, enfrentam desafios devido à falta de um banco de dados avançado de biomateriais bem estruturado e de fácil acesso.

OBJETIVOS DO BIOMATDB

Avaliar
o conhecimento existente sobre biomateriais

Desenvolver
uma base de dados avançada de biomateriais que forneça informações detalhadas, análise de dados intuitiva e sua visualização

Lançar
um mercado de informação para fornecedores de biomateriais e implementação de consultores digitais para apoiar os requerentes

Criar
uma etiqueta de biocompatibilidade para definir a adequação dos biomateriais para uso em dispositivos médicos ou terapias avançadas

Demonstrar
a combinação de base de dados e do mercado juntamente com atividades de formação e desenvolver um modelo de negócio viável

Potenciar
a visibilidade e impacto por meio de atividades eficazes e mensuráveis de comunicação e disseminação, bem como das soluções desenvolvidas

BASE DE DADOS BIOMATDB- Criação de uma Base de Dados com recurso a ferramentas de visualização e de análise de dados para auxiliar no processo de procura e seleção.

O BIOMATDB visa criar um banco de dados avançado para biomateriais fornecendo informações detalhadas sobre as suas propriedades.

Ferramentas flexíveis de análise de dados e visualização, apoiam o processo de pesquisa e seleção com base na análise dos resultados dos testes biológicos de biomateriais da literatura científica para incorporar dados sobre o maior número possível de propriedades do material.

MARKETPLACE BIOMATDB – Criação de um Marketplace para apoiar as empresas e facilitar a oferta dos seus produtos por meio de um mercado de informação online com base em consultores digitais.

 

O BIOMATDB também fornece um mercado de informações otimizado para a Web e consultores digitais para apoiar as empresas, especialmente as PMEs, na oferta dos seus produtos e na apresentação adequada a uma escala global.

Através de ferramentas inteligentes de correspondência é para garantir que a oferta responde à procura.

SELO DE BIOCOMPATIBILIDADE BIOMATDB – Criação de um selo de biocompatibilidade para definir a adequação de um biomaterial.

O projeto BIOMATDB centra-se também na criação de um selo de biocompatibilidade para definir a adequação de um biomaterial para utilização num dispositivo médico ou terapia avançada.

Este selo pretende auxiliar as empresas, especialmente as PME, na escolha e facilitar o acesso ao mercado dos seus produtos, proporcionando-lhes uma melhor orientação.

OPORTUNIDADE DE COMPARTILHAR NECESSIDADES, DESAFIOS E REQUISITOS

… Procuramos o contributo de todos os stakeholders que possam identificar lacunas e necessidades dentro do nicho de biomateriais ou apresentar novos produtos para responder à procura do mercado.

Estamos também a realizar entrevistas para recolher informações de pessoas que:

  •  trabalhem direta ou indiretamente com biomateriais, orientado sempre para a componente médica,
  • e que de uma forma ou de outra, necessitem ou tenham necessitado de saber informações sobre um determinado componente/equipamento/tecnologia nesta área.

Todos inputs são importantes

  • Procuramos a maior abrangência possível nacional.
  •  Se desejar colaborar com o seu contributo e responder ao guião de entrevista contacte-nos: biomatdb@cec.org.pt

 

 

FIQUE A CONHECER MELHOR O BIOMATDB

 

Consulte o website do projeto, siga nas redes sociais e subscreva a newsletter

biomatdb.eu/

twitter.com/biomatdb

linkedin.com/in/biomatdb/