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Inovação e Empreededorismo

Projeto +Valor PME

Objetivo: O + Valor PME teve como objetivo aumentar o conhecimento e a utilização da Propriedade Industrial (PI) nas regiões Norte e Centro do País, visando promover a inovação e a competitividade do tecido empresarial nacional.

Região de Intervenção: Norte e Centro do País

Entidades Beneficiárias:

Data de aprovação:

Data de início:

Data de conclusão:

Custo Total elegível (€):

Apoio financeiro da União Europeia:

Síntese do Projeto:

O projeto + Valor PME, desenvolvido no domínio da intervenção “Inovação e Empreendedorismo”, na área de intervenção “Propriedade Industrial” e nas áreas de projeto de “Promoção e Difusão da Propriedade Industrial junto das Empresas” e “Dinamização de redes de apoio à Propriedade industrial” promoveu uma maior aproximação e sensibilização das PME na área da PI, apostando em novas metodologias que privilegiaram os contactos de proximidade enquanto implementava atividades de suporte à difusão e partilha de informação sobre a PI, contribuindo para o reforço do Sistema da Propriedade Industrial.

O projeto centrou-se no desígnio “Agenda para a Competitividade– A Inovação”, compreendendo que inovação e propriedade industrial são dimensões de uma mesma realidade.

Neste sentido, a adequada utilização dos mecanismos de proteção da Propriedade Industrial foi essencial para impulsionar os interesses das empresas, instituições e indivíduos, na medida em que permitiu transformar ideias e invenções em valor e riqueza, atraindo investimentos, desenvolvimento e novas oportunidades de negócio.

A missão deste projeto centrou-se em aumentar o conhecimento e a utilização da Propriedade Industrial, em particular pelas PME portuguesas, visando promover a inovação e a competitividade, de acordo com os objetivos delineados na Agenda de Lisboa.

Os objetivos operacionais atingidos no âmbito do projeto +Valor PMEforam:

  • Promover uma maior aproximação e sensibilização das PME na área da PI, apostando em novas metodologias que privilegiem os contactos de proximidade;
  • Implementação de atividades de suporte à difusão e partilha de informação sobre PI, contribuindo para o reforço do Sistema da Propriedade Industrial;
  • Levar a PI ao público local, estreitando os laços de cooperação com estruturas geográficas representativas dos interesses económicos regionais;
  • Promover a utilização e valorização da PI de cariz tecnológico, fomentando o seu registo por parte das grandes empresas e das PME´s Inovadoras e definir um conjunto de boas-práticas neste domínio;
  • Contribuição para o desenvolvimento de competências profissionais na área da PI, em recursos humanos altamente qualificados da área da investigação, melhorando as qualificações existentes;
  • Manifestação de estratégias de avaliação de tecnologias e ativos intangíveis e de gestão de portfolios de PI.

 

 

Projeto + Rede Mentor

Objetivo: A constituição desta rede de mentores procurou dar resposta a uma falha de mercado no apoio à aceleração de empresas respondendo a uma necessidade não satisfeita de aconselhamento e de melhoria de condições para a elevação das competências dos empreendedores através da atuação de mentores que aportaram à iniciativa os seus conhecimentos, a sua experiência e a sua agenda de contactos.

Região de Intervenção: Norte e Centro do País

Entidades Beneficiárias:CEC/CCIC e a AIMinho

Data de aprovação:

Data de início:

Data de conclusão:

Custo Total elegível (€):314 mil euros

Apoio financeiro da União Europeia| FEDER –213 mil euros

Síntese do Projeto:

Através da atuação de mentores, organizados em rede e estruturados numa metodologia de atuação, procurou-se dinamizar a economia, capitalizar a sabedoria, a experiência e a rede de contactos de empresários e gestores (em várias áreas, como a financeira, comercial e marketing, tecnologia e inovação, etc.) bem-sucedidos em processos de apoio eficazes a iniciativas empreendedoras.

O projeto MENTOR- Rede de Apoio ao Empreendedorismo foi também uma forma de promover a melhoria de condições envolventes da atividade empresarial, nomeadamente as associadas a fatores imateriais de competitividade de natureza coletiva visando a obtenção de ganhos sociais e na geração de externalidades indutoras de efeitos de arrastamento na economia.

A criação e gestão de redes de mentores, devidamente organizadas, aplicando metodologias testadas e com resultados comprovados, constituíram um elemento crucial na dinamização de mecanismo mais sofisticados e eficazes de suporte ao empreendedorismo que os ecossistemas do CEC/CCIC e da AIMinho consideraram fundamentais implementar.

O alcance de resultados favoráveis foi absolutamente necessário para o êxito do Projeto Mentor, assim foram definidos como objetivos estratégicos:

  • Constituição de uma rede de Mentores de empreendedorismo;
  • Alavancar os ritmos de crescimento das novas empresas;
  • Assegurar a sustentabilidade dos negócios reduzindo a taxa de mortalidade empresarial;
  • Contribuir para a sofisticação da oferta de serviços de apoio ao empreendedorismo;
  • Dinamizar casos de sucesso de empreendedorismo feminino e jovem.

 

Manuais e Estudos de Apoio ao Empreendedorismo

Objetivo: O Projeto FINCENTRO resultou da identificação de uma falha de mercado crítica para o desenvolvimento do tecido empresarial. Essa falha seria a ausência de intervenções específicas de atuação sobre a componente de financiamento de iniciativas empresariais.Conjugando a escassez de recursos financeiros nos mercados resultante da debilidade em que se encontrava o sistema financeiro com as atuais políticas públicas, o FINCENTRO constituiu uma resposta integrada que visava atuar simultaneamente sobre a procura e oferta, em complementaridade e interligação com as políticas públicas e as iniciativas privadas, existentes ou em vias de implementação que atuavam a montante das necessidades de financiamento.

Região de Intervenção:Região Centro

Entidades Beneficiárias:CEC/CCIC e a Rede CEC de Associações Empresariais

Data de aprovação:

Data de início:

Data de conclusão:

Custo Total elegível (€):

Apoio financeiro da União Europeia|

Síntese do Projeto:

1ª edição do projeto FINCENTRO contribuiu para colmatar uma falha de mercado atuando sobre a componente de financiamento das iniciativas empresariais.Na 1ª edição, de um universo de 30 empresas interessadas, 16 beneficiaram de intervenção específica, enquadrada na estratégia FINCENTRO orientada para TRÊS VETORES:

VETOR 1- INSTRUMENTOS E MECANISMOS DE FINANCIAMENTO

Sensibilizou para a utilização de novos instrumentos de financiamento e a transferência de conhecimento (informação) sobre as características dos produtos e serviços financeiros.

VETOR 2: CONSOLIDAÇÃO, DIFERENCIAÇÃO E EXCELÊNCIA EMPRESARIAL

Focalizou-se na criação de condições para que empresas com iniciativas empresariais com potencial de crescimento acedessem a soluções de financiamento diversificadas e com condições melhoradas.

Para tal foram desenvolvimentos planos de melhoria contínua e processos de Notação de Risco que permitissem a atribuição de prératings e ratings por entidades com competência nesta área. Os processos de atribuição de rating implicaram uma sistematização da informação qualitativa e quantitativa das empresas de acordo com padrões e normas reconhecidos pelas agências de notação.

VETOR 3: TRANSMISSÃO E SUCESSÃO EMPRESARIA

Esta ação teve como propósito sensibilizar e estimular o tecido empresarial da Região para o problema da sucessão empresarial, bem como atuar do lado da oferta através da concretização de uma rede de parcerias alargada constituída pelos agentes dinamizadores da oferta (com a participação de operadores financeiros, privateequitys, investidores locais, business angels, ordem dos Roc´s e outros agentes qualificados e com contributos para a oferta), e do lado da procura através da identificação de um conjunto de empresários que pretendessem aplicar ferramentas que lhe permitam desenvolver processos e planos de sucessão estruturados (implicando diagnóstico de identificação de variáveis críticas “fundamentais” do processo de sucessão e planificação de meios e instrumentos adequados).

 

Na segunda edição do projeto FINCENTRO II, o programa alargou a sua área de atuação atuando sobre os seguintes vetores:

VETOR 4: INOVAÇÃO

Validar a relevância económica e social da Inovação enquanto fator de competitividade das empresas, de forma a favorecer a sua inserção nas cadeias de valor globais.

VETOR 5: EMPREENDEDORISMO

Promover a adaptação das empresas, dos empresários e dos trabalhadores, à mudança e à inovação enquanto fator de auto motivação e de orientação para resultados.

VETOR 6: EFICIÊNCIA ORGANIZACIONAL

Identificar projetos de oportunidade de melhoria de produtividade, associados a novos processos e técnicas que contribuam para a obtenção de ganhos de eficiência operacional e de funcionamento da empresa em geral.

VETOR 7: SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Identificar e estruturar soluções empresariais eco inovadoras e eco eficientes enquanto fator competitivo das empresas no mercado nacional e internacional.

VETOR 8: INTERNACIONALIZAÇÃO

Acompanhar processos de tomada de decisão e negociação com parceiros nos mercados alvo e do plano de implementação da estratégia de internacionalização de empresa.

No âmbito do Projeto FINCENTRO foram elaborados seis Manuais Práticos de Implementação de Metodologia e Capacitação das Empresas.