Inovação e Empreededorismo
Projeto +Valor PME
Objetivo: O + Valor PME teve como objetivo aumentar o conhecimento e a utilização da Propriedade Industrial (PI) nas regiões Norte e Centro do País, visando promover a inovação e a competitividade do tecido empresarial nacional.
Região de Intervenção: Norte e Centro do País
Entidades Beneficiárias:
Data de aprovação:
Data de início:
Data de conclusão:
Custo Total elegível (€):
Apoio financeiro da União Europeia:
Síntese do Projeto:
O projeto + Valor PME, desenvolvido no domínio da intervenção “Inovação e Empreendedorismo”, na área de intervenção “Propriedade Industrial” e nas áreas de projeto de “Promoção e Difusão da Propriedade Industrial junto das Empresas” e “Dinamização de redes de apoio à Propriedade industrial” promoveu uma maior aproximação e sensibilização das PME na área da PI, apostando em novas metodologias que privilegiaram os contactos de proximidade enquanto implementava atividades de suporte à difusão e partilha de informação sobre a PI, contribuindo para o reforço do Sistema da Propriedade Industrial.
O projeto centrou-se no desígnio “Agenda para a Competitividade– A Inovação”, compreendendo que inovação e propriedade industrial são dimensões de uma mesma realidade.
Neste sentido, a adequada utilização dos mecanismos de proteção da Propriedade Industrial foi essencial para impulsionar os interesses das empresas, instituições e indivíduos, na medida em que permitiu transformar ideias e invenções em valor e riqueza, atraindo investimentos, desenvolvimento e novas oportunidades de negócio.
A missão deste projeto centrou-se em aumentar o conhecimento e a utilização da Propriedade Industrial, em particular pelas PME portuguesas, visando promover a inovação e a competitividade, de acordo com os objetivos delineados na Agenda de Lisboa.
Os objetivos operacionais atingidos no âmbito do projeto +Valor PMEforam:
- Promover uma maior aproximação e sensibilização das PME na área da PI, apostando em novas metodologias que privilegiem os contactos de proximidade;
- Implementação de atividades de suporte à difusão e partilha de informação sobre PI, contribuindo para o reforço do Sistema da Propriedade Industrial;
- Levar a PI ao público local, estreitando os laços de cooperação com estruturas geográficas representativas dos interesses económicos regionais;
- Promover a utilização e valorização da PI de cariz tecnológico, fomentando o seu registo por parte das grandes empresas e das PME´s Inovadoras e definir um conjunto de boas-práticas neste domínio;
- Contribuição para o desenvolvimento de competências profissionais na área da PI, em recursos humanos altamente qualificados da área da investigação, melhorando as qualificações existentes;
- Manifestação de estratégias de avaliação de tecnologias e ativos intangíveis e de gestão de portfolios de PI.
Projeto + Rede Mentor
Objetivo: A constituição desta rede de mentores procurou dar resposta a uma falha de mercado no apoio à aceleração de empresas respondendo a uma necessidade não satisfeita de aconselhamento e de melhoria de condições para a elevação das competências dos empreendedores através da atuação de mentores que aportaram à iniciativa os seus conhecimentos, a sua experiência e a sua agenda de contactos.
Região de Intervenção: Norte e Centro do País
Entidades Beneficiárias:CEC/CCIC e a AIMinho
Data de aprovação:
Data de início:
Data de conclusão:
Custo Total elegível (€):314 mil euros
Apoio financeiro da União Europeia| FEDER –213 mil euros
Síntese do Projeto:
Através da atuação de mentores, organizados em rede e estruturados numa metodologia de atuação, procurou-se dinamizar a economia, capitalizar a sabedoria, a experiência e a rede de contactos de empresários e gestores (em várias áreas, como a financeira, comercial e marketing, tecnologia e inovação, etc.) bem-sucedidos em processos de apoio eficazes a iniciativas empreendedoras.
O projeto MENTOR- Rede de Apoio ao Empreendedorismo foi também uma forma de promover a melhoria de condições envolventes da atividade empresarial, nomeadamente as associadas a fatores imateriais de competitividade de natureza coletiva visando a obtenção de ganhos sociais e na geração de externalidades indutoras de efeitos de arrastamento na economia.
A criação e gestão de redes de mentores, devidamente organizadas, aplicando metodologias testadas e com resultados comprovados, constituíram um elemento crucial na dinamização de mecanismo mais sofisticados e eficazes de suporte ao empreendedorismo que os ecossistemas do CEC/CCIC e da AIMinho consideraram fundamentais implementar.
O alcance de resultados favoráveis foi absolutamente necessário para o êxito do Projeto Mentor, assim foram definidos como objetivos estratégicos:
- Constituição de uma rede de Mentores de empreendedorismo;
- Alavancar os ritmos de crescimento das novas empresas;
- Assegurar a sustentabilidade dos negócios reduzindo a taxa de mortalidade empresarial;
- Contribuir para a sofisticação da oferta de serviços de apoio ao empreendedorismo;
- Dinamizar casos de sucesso de empreendedorismo feminino e jovem.
Manuais e Estudos de Apoio ao Empreendedorismo
Objetivo: O Projeto FINCENTRO resultou da identificação de uma falha de mercado crítica para o desenvolvimento do tecido empresarial. Essa falha seria a ausência de intervenções específicas de atuação sobre a componente de financiamento de iniciativas empresariais.Conjugando a escassez de recursos financeiros nos mercados resultante da debilidade em que se encontrava o sistema financeiro com as atuais políticas públicas, o FINCENTRO constituiu uma resposta integrada que visava atuar simultaneamente sobre a procura e oferta, em complementaridade e interligação com as políticas públicas e as iniciativas privadas, existentes ou em vias de implementação que atuavam a montante das necessidades de financiamento.
Região de Intervenção:Região Centro
Entidades Beneficiárias:CEC/CCIC e a Rede CEC de Associações Empresariais
Data de aprovação:
Data de início:
Data de conclusão:
Custo Total elegível (€):
Apoio financeiro da União Europeia|
Síntese do Projeto:
A 1ª edição do projeto FINCENTRO contribuiu para colmatar uma falha de mercado atuando sobre a componente de financiamento das iniciativas empresariais.Na 1ª edição, de um universo de 30 empresas interessadas, 16 beneficiaram de intervenção específica, enquadrada na estratégia FINCENTRO orientada para TRÊS VETORES:
VETOR 1- INSTRUMENTOS E MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Sensibilizou para a utilização de novos instrumentos de financiamento e a transferência de conhecimento (informação) sobre as características dos produtos e serviços financeiros.
VETOR 2: CONSOLIDAÇÃO, DIFERENCIAÇÃO E EXCELÊNCIA EMPRESARIAL
Focalizou-se na criação de condições para que empresas com iniciativas empresariais com potencial de crescimento acedessem a soluções de financiamento diversificadas e com condições melhoradas.
Para tal foram desenvolvimentos planos de melhoria contínua e processos de Notação de Risco que permitissem a atribuição de prératings e ratings por entidades com competência nesta área. Os processos de atribuição de rating implicaram uma sistematização da informação qualitativa e quantitativa das empresas de acordo com padrões e normas reconhecidos pelas agências de notação.
VETOR 3: TRANSMISSÃO E SUCESSÃO EMPRESARIA
Esta ação teve como propósito sensibilizar e estimular o tecido empresarial da Região para o problema da sucessão empresarial, bem como atuar do lado da oferta através da concretização de uma rede de parcerias alargada constituída pelos agentes dinamizadores da oferta (com a participação de operadores financeiros, privateequitys, investidores locais, business angels, ordem dos Roc´s e outros agentes qualificados e com contributos para a oferta), e do lado da procura através da identificação de um conjunto de empresários que pretendessem aplicar ferramentas que lhe permitam desenvolver processos e planos de sucessão estruturados (implicando diagnóstico de identificação de variáveis críticas “fundamentais” do processo de sucessão e planificação de meios e instrumentos adequados).
Na segunda edição do projeto FINCENTRO II, o programa alargou a sua área de atuação atuando sobre os seguintes vetores:
VETOR 4: INOVAÇÃO
Validar a relevância económica e social da Inovação enquanto fator de competitividade das empresas, de forma a favorecer a sua inserção nas cadeias de valor globais.
VETOR 5: EMPREENDEDORISMO
Promover a adaptação das empresas, dos empresários e dos trabalhadores, à mudança e à inovação enquanto fator de auto motivação e de orientação para resultados.
VETOR 6: EFICIÊNCIA ORGANIZACIONAL
Identificar projetos de oportunidade de melhoria de produtividade, associados a novos processos e técnicas que contribuam para a obtenção de ganhos de eficiência operacional e de funcionamento da empresa em geral.
VETOR 7: SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
Identificar e estruturar soluções empresariais eco inovadoras e eco eficientes enquanto fator competitivo das empresas no mercado nacional e internacional.
VETOR 8: INTERNACIONALIZAÇÃO
Acompanhar processos de tomada de decisão e negociação com parceiros nos mercados alvo e do plano de implementação da estratégia de internacionalização de empresa.
No âmbito do Projeto FINCENTRO foram elaborados seis Manuais Práticos de Implementação de Metodologia e Capacitação das Empresas.