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Internacionalização

ACTION II

Objetivo: O ACTION II teve como principal objetivo a promoção da cooperação transfronteiriça empresarial entre empresas dos clusters TICE, energias alternativas, transporte/logística/distribuição e agroindústria/alimentar, nas regiões Centro e Norte de Portugal e Castela e Leão de Espanha.

Região de Intervenção:Regiões Centro e Norte de Portugal e Castela e Leão de Espanha.

Entidades Beneficiárias:PARKURBIS, ADE (Agência de Desenvolvimento Económico de Castela e Leão), Fundação Rei Afonso Henriques (líder), Fundação Parque Científico da Universidade de Salamanca, Fundação Parque Científico da Universidade de Valladolid, Núcleo Empresarial da Região de Bragança, Núcleo Empresarial da Região de Vila Real e Centro de Inovação de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Data de aprovação:

Data de início:

Data de conclusão:

Custo Total elegível (€):

Apoio financeiro da União Europeia|OCTEP – Plano Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal:

Síntese do Projeto:

As principais atividades a destacar do projeto foram:

  • O Concurso Prototransfer, que se realizou no início do ano 2014, com o objetivo de materializar e desenvolver protótipos concebidos nas universidades envolvidas no projeto, por forma a conseguir produtos ou processos com possibilidades de virem a ser comercializados no mercado (os projetos selecionados receberam apoio financeiro e logístico nesse sentido). Foram rececionadas 56 candidaturas provenientes de alunos, investigadores, professores e bolseiros das 7 universidades, tendo sido selecionadas 21.
  • O CEBT – Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica, na sua segunda edição a nível ibérico (o conceito foi criado pelo CEC em conjunto com as Universidades do Centro em 2005), que se basearam numa metodologia de aconselhamento e consultoria especializada, originando um modelo de serviço de apoio à constituição de Empresas de Base Tecnológica. Pretendeu-se com este curso, inverter a lógica de “formação apoiada” para “consultoria avançada”, em criação de valor e empresas de base tecnológica, fazendo uso da alargada experiência dos especialistas, acompanhando e motivando por intermédio de uma estreita relação de proximidade, as equipas que se candidatem ao programa.
  • No primeiro trimestre de 2015 decorreram as atividades ligadasaos resultados das duas iniciativas anteriores aos investidores e tecido empresarial.

INESPO I e II

Objetivo: O projeto INESPO II foi uma iniciativa apoiada pelo POCTEP (Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha) que juntou o CEC e as universidades da Região Centro (Coimbra, Aveiro e Covilhã) e de Castilla y Léon (Salamanca, Valladolid, Léon).

Região de Intervenção:Regiões Centro de Portugal e Castela e Leão de Espanha.

Entidades Beneficiárias:Universidade daBeira Interior, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, CEC- Conselho Empresarial do Centro, Fundação Geral da Universidade de Salamanca, Fundação Geral da Universidade de Valladolid, Fundação Gera da universidade de Leão e da Empresa e a Universidade Pontifícia de Salamanca.

Data de aprovação:

Data de início:

Data de conclusão:

Custo Total elegível (€):

Apoio financeiro da União Europeia|OCTEP – Plano Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal:

Síntese do Projeto:

As principais atividades a destacar do projeto foram:

  • O Concurso Prototransfer, que se realizou no início do ano 2014, com o objetivo de materializar e desenvolver protótipos concebidos nas universidades envolvidas no projeto, por forma a conseguir produtos ou processos com possibilidades de virem a ser comercializados no mercado (os projetos selecionados receberam apoio financeiro e logístico nesse sentido). Foram rececionadas 56 candidaturas provenientes de alunos, investigadores, professores e bolseiros das 7 universidades, tendo sido selecionadas 21.
  • O CEBT – Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica, na sua segunda edição a nível ibérico (o conceito foi criado pelo CEC em conjunto com as Universidades do Centro em 2005), que se basearam numa metodologia de aconselhamento e consultoria especializada, originando um modelo de serviço de apoio à constituição de Empresas de Base Tecnológica. Pretendeu-se com este curso, inverter a lógica de “formação apoiada” para “consultoria avançada”, em criação de valor e empresas de base tecnológica, fazendo uso da alargada experiência dos especialistas, acompanhando e motivando por intermédio de uma estreita relação de proximidade, as equipas que se candidatem ao programa.
  • No primeiro trimestre de 2015 decorreram as atividades ligadasaos resultados das duas iniciativas anteriores aos investidores e tecido empresarial.

 

Os resultados obtidos do Projeto INESPO I e II:

  • Melhoria na gestão da proteção industrial e intelectual nas Universidades. Industrial e Intelectual para empreendedores e empresas de base tecnológica;
  • Criação de uma cultura de sensibilização para a inovação e o empreendedorismo, tanto nas Universidades como nas empresas;
  • Fomento da criação de EBT´s na comunidade acadêmica: pesquisadores, professores e alunos;
  • Atração de investidores em diversas áreas de desenvolvimento tecnológico;
  • Apoio à criação e dinamização de empresas ou instituições de âmbito social, desenvolvimento territorial e indústrias criativas;
  • Rede global para promover o desenvolvimento de patentes e projetos conjuntos, oferecendo apoio a empreendedores inovadores que desejam iniciar seu próprio negócio;
  • Intercâmbio de boas práticas em transferência de tecnologia universidade-empresa:
  • Avaliação social e económica dos resultados de investigação universitária.

Cavatrans

Desenvolvimento em torno da cadeia de valor de setores estratégicos com sinergias comuns das regiões Centro, Alentejo e Extremadura

Objetivo: O Projeto CAVATRANS foi um projeto de carácter transfronteiriço das regiões Alentejo, Extremadura e Centro, que promoveu a intensificação e diversificação das relações entre empresas e associações comerciais visando explorar oportunidades conjuntas de negócio. Potenciou o contacto entre empresas de ambos os lados da fronteira, não se centrando exclusivamente a nível setorial, mas também atendendo a toda a cadeia de valor dos diferentes produtos e serviços das empresas-alvo.

Região de Intervenção: Regiões do Alentejo, Centro e Extremadura (Espanha).

Entidades Beneficiárias:Direção Geral de Empresa e Atividade Empreendedora do Ministério do Emprego, Empresa e Inovação do Governo da Extremadura, ADRAL (Agência de Desenvolvimento Regional de Alentejo, S.A.), CEC (Câmara de Comércio e Indústria do Centro), SEXPE (Serviço Extremeño Público de Emprego do Ministério do Emprego,Empresa e Inovação da Junta de Extremadura) e
SOFIEX (Sociedade de Fomento Industrial de Extremadura, S.A).

Custo Total elegível (€):1 696 333.77€

Apoio financeiro da União Europeia|POCTEP – Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013: 1 272 250.33€

Síntese do Projeto:

Através da identificação de sectores estratégicos da economia das três regiões transfronteiriças, pretendeu-se potenciar o seu desenvolvimento em torno da cadeia de valor de cada um deles. Desta forma, as lacunas que foramdetetadas na cadeia de valor puderam ser cobertas por empresas das diferentes regiões, gerando assim novas oportunidades de negócios.

Ações do projeto:

  • Análise sectorial das três regiões;
  • Fomentar o intercâmbio entre empresas das três regiões;
  • Geração de novas oportunidades de negócio;
  • Instrumentos para o financiamento de Projetos Empresariais Transfronteiriços;
  • Gestão e Coordenação.;
  • Comunicação.

KnowNow- Promoção do Conhecimento e Inovação

Objetivo: O projeto KnowNow, teve como objetivo promover internacionalmente as regiões Norte e Centro como regiões de inovação e conhecimento, através da recolha, análise e sistematização de informação relevante, definindo estratégias e alinhando instrumentos de modo a “colocar” internacionalmente as regiões, tendo em vista desenvolver consistentemente a captação de investimento.

Região de Intervenção:Regiões Norte e Centro

Entidades Beneficiárias: CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro, WINCentro – Agência de Desenvolvimento Regional e UERN – União das Associações Empresariais da Região Norte

Apoio financeiro da União Europeia

Síntese do Projeto:

O “KnowNow” foi um projeto que teve como objetivo a captação de investimento internacional, sustentada nos centros tecnológicos e de conhecimento existentes no Centro e Norte de Portugal, assim como a promoção destas regiões como regiões de inovação e conhecimento.

KnowNow 2.0 – TCV

Objetivo: O projeto “KnowNow 2.0 – Transformar Conhecimento em Valor” centralizou-se em desenvolver as condições, os instrumentos e as ferramentas que potenciassem a transformação do conhecimento em inovação e em valor de mercado. A utilização do potencial das regiões de conhecimento e inovação em desenvolvimento económico, traduziu-se num aumento da riqueza e do bem-estar das regiões de referência.

Região de Intervenção: Regiões Norte e Centro

Entidades Beneficiárias: CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro, WINCentro – Agência de Desenvolvimento Regional e UERN – União das Associações Empresariais da Região Norte

Custo Total elegível (€):  332 mil €

Apoio financeiro da União Europeia: COMPETE || FEDER de 215 mil €

Síntese do Projeto:

Pretendeu-se dotar as empresas com ferramentas que apoiem o seu processo de internacionalização – a existência de informação útil sobre mercados, tecnologias e financiamento, bem como ferramentas capazes de apoiar as PME a um nível mais operacional.

 

O alcance de resultados favoráveis foi absolutamente necessário para o êxito do Projeto “KnowNow 2.0- Transformar Conhecimento em Valor”, assim foram definidos como objetivos operacionais:

  • Conseguir ler eficazmente os mercados, numa dupla perspetiva: sobre as principais tendências que ditarão evoluções futuras; sobre os atuais desafios que encerrarão oportunidades que importa explorar.
  • Alinhar as estratégias dos diversos atores com as principais tendências de mercado e perceber como estas poderão gerar valor para as empresas, encontrando áreas de oportunidade no cruzamento dos sectores que serão implicados pelas tendências identificadas;
  • Estudar os mercados preferências das áreas de competitividade e inovação preferenciais, dando alento às suas estratégias de inserção internacional;
  • Potenciar as ferramentas do Portal KnowNow tornando-o mais interativo, amigável e com mais informação para as empresas;
  • Desenvolver novos mecanismos facilitadores de fases mais avançadas do processo de internacionalização de PME.

 

Os eixos fundamentais do projeto KnowNow 2.0 TVC:

  • Inteligência económica – recolha de informação relevante de gestão orientada para PME, mais especificamente informação sobre mercados preferenciais, para que os empresários tivessem uma visão mais aproximada da realidade dos mercados onde podem apostar.
  • Instrumentos e Ferramentas – Para que as empresas passassem da intenção à ação, foi necessário conceber, testar e adequar instrumentos e ferramentas que potenciem um processo de internacionalização de sucesso. Procurou-se completar as ferramentas já disponíveis e criar novas que permitissem apoiar fases mais avançadas do processo de internacionalização de PME.
  • Divulgação e Disseminação de resultados – A disseminação de resultados, que aconteceu ao longo de todo o projeto, revelou-se uma fase crítica para transferir os outputs alcançados nas diferentes atividades para o maior número de agentes e empresas possível.

KnowNow 2.0- RCI

Objetivo: O projeto “KnowNow 2.0 – Regiões de Inovação e Conhecimento” teve por base o conceito de região de inovação e conhecimento que está associado às novas dinâmicas que vão surgindo e que se relacionam, inevitavelmente, com a capacidade de inovação e com a criação, difusão e exploração do conhecimento.  

Região de Intervenção: Regiões Norte e Centro

Entidades Beneficiárias: CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro, WINCentro – Agência de Desenvolvimento Regional e UERN – União das Associações Empresariais da Região Norte

Apoio financeiro da União Europeia:

Síntese do Projeto:

A ligação entre conhecimento e mundo empresarial continuam a apresentar muitas deficiências que parecem cingir-se em grande medida à falta de comunicação entre as duas realidades: meio académico e meio empresarial.

É sobre esta lacuna que o projeto “KnowNow 2.0 – Regiões de Inovação e Conhecimento” pretendeu incidir. Partindo de um desejo evidente nas regiões Norte e Centro do país, procurou-se aproveitar as bases lançadas na primeira edição do projeto KnowNow, aprofundando definitivamente as estruturas para fazer das Regiões Norte e Centro regiões de inovação e conhecimento, capazes de competir, com sucesso, nos mercados globais.

 

Num plano mais operacional, a 2º edição do projeto visou atingir os seguintes objetivos:

  • Fomentar o uso da ferramenta estratégica da cooperação para vencer os crescentes desafios dos mercados globais, facilitando uma inserção mais efetiva e sustentada das empresas;
  • Construção de rede de partilha e de cooperação que interligue os diferentes atores e iniciativas instalados nos territórios;
  • Levantamento de casos de sucesso que sirvam de atrativos para a promoção das Regiões: sejam caso de empresas internacionais que demandaram os territórios pela sua dotação específica em fatores de inovação e conhecimento; sejam empresas e/ou instituições que se distinguiram internacionalmente pelas suas estratégias apoiadas nesses recursos disponíveis;
  • Desenvolvimento de ações de promoção, divulgação e imagem internacionais das regiões e suas atividades relevantes para a economia nacional;
  • Desenvolvimento de uma estratégia coletiva que identifique o caminho a seguir no aprofundamento das regiões Norte e Centro enquanto Regiões de Inovação e Conhecimento, apontando pistas para o futuro.

 

Os eixos fundamentais do projeto KnowNow 2.0- RCI:

  1. Cooperação; 
  2. Networking;
  3. Promoção.

EIXO 1: COOPERAÇÃO – Através do qual se procurou intensificar a dinâmica de cooperação das redes de centros de saber e os agentes empresariais, facilitando dinâmicas de criação de valor com base no conhecimento através da compreensão do seu posicionamento nas respetivas cadeias de valor globais.

EIXO 2: NETWORKING – Com este eixo, visou-se acelerar a integração plena das áreas de Conhecimento e Inovação nas dinâmicas emergentes dos mercados globais, de modo a tornar as estruturas produtivas mais competitivas através da geração de valor com base na utilização do conhecimento instalado nas regiões.

EIXO 3: PROMOÇÃO – Definir estratégias e alinhar instrumentos capazes de posicionar internacionalmente as regiões do Norte e do Centro como regiões de Inovação e Conhecimento, suportadas no conceito “KnowNow, do conhecimento à inovação”.

 

KnowNow 2.0- RCI

Objetivo:  O projeto CETEIS pretendeu desenvolver um modelo de prestação de serviços avançados para o empreendedorismo e inovação nas PME do espaço EUROACE, a fim de contribuir para o empreendedorismo de alto impacto e para a competitividade do território. O trabalho conjunto da maioria das incubadoras existentes na eurorregião permitiu o desenvolvimento de uma comunidade de empresários e empresas inovadoras com massa crítica necessária para a prestação de serviços mais avançados e especializados.

Região de Intervenção:Extremadura, Alentejo e Região Centro de Portugal

Entidades Beneficiárias: FUNDECYT-PCTex (Líder) (ES), Diputación de Badajoz (ES), Diputación de Cáceres (ES), CEC/CCIC (PT), Associação Parkurbis Incubação (PT), Cámara de Badajoz (ES), Cámara de Cáceres (ES), ADRACES (PT), IPN Incubadora (PT), Ayuntamento de Cáceres (ES) CATAA (PT), Junta de Extremadura (ES).

Data de aprovação: 15 Março 2017

Data de início: 1 Junho2017

Data de conclusão: 31 Dezembro 2020

Custo Total elegível (€): 3.624 578,56€ (cofinanciado a 75% através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020).

Apoio financeiro da União Europeia|

Síntese do Projeto:

Os serviços do projeto CETEIS dirigiram-se principalmente a empreendedores e empresas, mas também a agentes de apoio à inovação, como instituições de ensino superior, centros tecnológicos, centros de investigação, parques científicos e tecnológicos, agência de desenvolvimento regional, câmaras de comércio, associações empresariais, associações e organizações da sociedade civil.

O projeto CETEIs, ofereceu um programa de formação especializada, dirigida aos agentes de apoio, tendo em conta as suas necessidades especificas.

Ofereceu Assessoria personalizada a empreendedores e empresas, adaptando-se às características de cada ideia, com soluções à medida de cada projeto, com:

  • serviços de tutorização;
  • análise e acompanhamento;
  • diagnósticos de inovação;
  • apoio a processos de internacionalização, financiamento ou desenvolvimento de novos produtos.

O projeto contou com um conjunto de espaços de incubação distribuídos por todo o território EUROACE, destinados à implementação de novas iniciativas empresariais, com os recursos necessários para dar uma atenção contínua aos empreendedores que ficaram ligados de forma distribuída através da rede CETEIS.

 

 

 

 

DESTINO FRONTEIRA

Objetivo: O projeto DESTINO FRONTEIRA, tratava-se de um projeto plurirregional, isto é, que foi executado ao longo de toda a fronteira luso-espanhola e com sócios de todas as regiões de fronteira. O objetivo centrou-se em implementar uma estratégia de desenvolvimento turístico da fronteira luso-espanhola como destino único, integrado e estruturado, baseado em recursos endógenos partilhados e na especialização inteligente da oferta, e que permitia reduzir os custos, diminuir as desigualdades territoriais e promover o desenvolvimento sustentável das regiões de fronteira.

Região de Intervenção:Incluiu 7 províncias espanholas (Ourense, Pontevedra, Zamora, Salamanca, Cáceres, Badajoz e Huelva) e 10 distritos portugueses (Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro), abrangendo as 5 sub-regiões da fronteira.

Entidades Beneficiárias: Eurocidade Chaves – Verín; AIMRD; ZASNET;Diputación de Salamanca; CEC – Conselho Empresarial do Centro; TRIURBIR;Diputación de Huelva; ODIANA – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana.

Data de aprovação: 22 Março 2017

Data de início: 1 Junho 2017

Data de conclusão: 31 Dezembro 2020

Custo Total elegível (€): 1.630.831,19€

Apoio financeiro da União Europeia|

Síntese do Projeto:

As sub-regiões supramencionadas da fronteira Luso-espanhola apresentam diferentes contextos culturais e históricos, bem como conjunturas demográficas e espaciais irrepetíveis. Assim, tendo em vista a implementação de uma estratégia comum de desenvolvimento turístico em toda a extensão da fronteira, foi necessário conhecer todos os elementos comuns a cada região e rentabilizar ao máximo as suas potencialidades.

O espaço de cooperação caracterizou-se pela elevada qualidade e diversidade do seu património, oferecendo um conjunto de possibilidades para melhorar a competitividade territorial, a valorização do espaço e o financiamento da atividade turística.

Neste contexto, o projeto consistiu no desenvolvimento de produtos turísticos com potencial de evolução e valorização económica em toda a fronteira, recaindo sobre os seguintes âmbitos:

Enoturismo; Turismo cultural; Turismo de natureza; Turismo de ‘água’

 

 

 

EU-GIVE- Economia e Partilha

Objetivo: O projeto EU-GIVE visava “gerar oportunidades de ativos intangíveis e cadeias de valor na economia colaborativa na Europa”.Na sequência de uma iniciativa do Parlamento Europeu, foi um projeto-piloto de 2 anos, com vista ao desenvolvimento e teste de potenciais novos serviços para empresários que atuassem no mercado da economia colaborativa.
Região de Intervenção: Portugal, Itália,Estónia, Bélgica, Espanha, Eslovénia.

Entidades Beneficiárias:Consorzio Arca – Consorzio per la PromozioneDelleApplicazioniDellaRicerca e la CreazioneDiAziendeInnovative, CEC – Conselho Empresarial do Centro, Confederacionde Empresariosde Aragon, Agence Bruxelloisepourl’entreprise, MtuEestiKaubandus-Toostuskoda e InstitutJozef Stefan.

Data de aprovação: 16 Novembro 2016

Data de início: 1 Dezembro 2017

Data de conclusão: 30 Novembro 2019

Custo Total elegível (€): 444.400,00€

Apoio financeiro da União Europeia|

Síntese do Projeto:

O projeto EU-GIVE-Economia e Partilha, tinha como principais objetivos aumentar a consciência do potencial da economia colaborativa e da novidade introduzida; aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela economia colaborativa, conectando-as com os principais atores e partes interessadas, bem como com iniciativas bem-sucedidas e apoiar as PME, as empresas sociais, as startups e os potenciais empresários a tirar proveito da disponibilidade de recursos de informação e experiência, aumentando a sua capacidade de resposta ao espaço de mercado colaborativo em rápido crescimento.

O projeto contou com a experiência de:

  • Proprietários e gestores de plataformas;
  • Promotores de projetos de economia colaborativa capazes de disseminar os resultados das atividades desenvolvidas;
  • Especialistas em tecnologias digitais;
  • Autoridades locais e decisores capazes de remover obstáculos à consolidação da economia partilhada;

Grupos de utilizadores para participar em consultas abertas para detetar problemas e necessidades.

SILVERSUDOE

Objetivo:O projeto SILVERSUDOE teve a sua origem na constatação segundo a qual as empresas do conjunto do espaço sudoeste europeu, por desconhecimento da evolução dos comportamentos dos consumidores, não estavam conscientes (ou estão-no pouco) das oportunidades económicas que podiam constituir certos mercados. Além disso, as PMEs e as microempresas do espaço sudoeste europeu carecem de soluções de investigação e desenvolvimento suscetíveis de fazer evoluir a respetiva oferta de produtos ou serviços, bem como de recursos internos e de ferramentas que lhes permitiam adaptar as suas estratégias de desenvolvimento aos constrangimentos de um novo mercado.
Região de Intervenção:Portugal, Espanha, França e Reino Unido

Entidades Beneficiárias:ConseilRégionaldu Limousin (Líder); Chambre de Commerce et d’Industrie Région Limousin; CEC – Conselho Empresarial do Centro – Câmara de Comércio e Indústria do Centro; Fundación FUNDECYT-PCTEX Parque Científico y Tecnológico de Extremadura; Fundación PRODINTEC

Data de aprovação: 18 de junho de 2015

Apoio financeiro da União Europeia|

Síntese do Projeto:

A ‘Silver economy’ é uma abordagem económica que considera que as necessidades dos séniores (mais de 50 anos) em termos de produtos e serviços podem oferecer verdadeiras oportunidades de crescimento, mas pressupõem correlativamente a proposta de inovações tecnológicas ou não tecnológicas para uma oferta diferenciada. Estas inovações vão, nomeadamente, nascer dos recursos e dos avanços tecnológicos gerados pelos organismos de investigação e pelas estruturas de investigação e desenvolvimento do espaço SUDOE.

O projeto SILVERSUDOE fixou como objetivos intermédios:

  • sensibilizar as empresas, não apenas para as oportunidades comerciais da silvereconomy mas também para as necessidades e expectativas específicas dos consumidores e utentes séniores;
  • acompanhar as PMEs no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores adaptados a esses alvos, bem como a respetiva promoção e comercialização.

Para atingir estes objetivos, o consórcio recenseou, em primeiro lugar, os estudos socioeconómicos existentes sobre o espaço SUDOE capazes de melhorar o conhecimento que as empresas têm sobre a problemática do mercado dos séniores. Com base nessas informações e no quadro de reuniões locais de informação e de conferências transnacionais, foi levada a cabo uma campanha de sensibilização nas 4 regiões parceiras, que permitiu a cerca de 600 TPEs e PMEs tomarem conhecimento das oportunidades económicas do mercado dos séniores.

Em paralelo a esta missão de sensibilização, 60 empresas (TPEs e PMEs) foram acompanhadas numa estratégia de adaptação da sua oferta de produtos e serviços e de comercialização destes últimos. O acompanhamento das empresas foi baseado em ateliês criativos e em perícias aprofundadas que permitiram identificar as soluções de inovação mais adaptadas.

SILVERSUDOE

Objetivo:O projeto “IDI&DNP – Disseminação e Sensibilização para a Adoção de Metodologias de Gestão de IDI e de Desenvolvimento de Novos Produtos” alinhado com o objetivo estabelecido no Aviso para Apresentação de Candidaturas N.º02/SIAC/2012, uma vez que visou a realizaruma campanha de sensibilização para a certificação em IDI e para a Adoção de novas metodologias de DNP, junto das empresas da Região Centro e Alentejo.

Região de Intervenção:Região Centro e Alentejo

Entidades Beneficiárias: CEC – Conselho Empresarial do Centro/CCIC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro e o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP)

Custo Total elegível (€): 385 mil €

Apoio financeiro da União Europeia| FEDER de cerca de 318 mil €

Síntese do Projeto:

O projeto incidiu no Domínio de Intervenção associado à Inovação, empreendedorismo e espírito empresarial, e encontrou-se subdividido em duas áreas principais no âmbito deste domínio: Campanhas de sensibilização para a certificação em IDI e Novas práticas de difusão de inovação tecnológica, organizacional e marketing junto das PME.

Com a implementação do projeto IDI&DNP, o CEC e o IPP pretenderam ver alcançados os seguintes objetivos operacionais:

  • A realização de Atividades de divulgação de boas práticas de gestão da IDI e de DNP junto dos jovens empresários da Região Centro e Alentejo, incluindo o desenvolvimento de 10 estudos de caso realizados em empresas que sejam consideradas representativas do tecido destas Regiões;
  • O desenvolvimento brochuras informativas sobre a NP4457:2007 e sobre DNP, que permitiram um maior conhecimento e familiarização com estas ferramentas e com as vantagens que as mesmas pudesse trazer às PME para a melhoria da sua competitividade pela via da inovação;
  • A organização de Atividades de disseminação ampla, incluindo 10 workshops de sensibilização sobre temáticas ligadas à IDI, certificação NP4457:2007, e DNP de forma a aprofundar junto das empresas conceitos básicos e avançados da gestão da inovação e de DNP no âmbito empresarial;
  • O Desenvolvimento de dois manuais para a gestão da IDI e o DNP, incluindo um conjunto de recomendações e ações comuns, que servissem também de instrumento coletivo ao serviço da melhoria da competitividade das empresas, com destaque para as empresas dos jovens empreendedores.

 

FICHA DE PROJECTO Nº025037 / KNOW NOW 4 AEROSPACE

SISTEMA DE APOIO A AÇÕES COLETIVAS – Internacionalização, financiado pelo programa português COMPETE2020 (programa Operacional Competitividade e Internacionalização) – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

Objetivo: O projeto KnowNow4Aerospace (KN4AERO) tem como objetivo promover a internacionalização das empresas portuguesas do setor aeroespacial (em particular as regiões do Norte, Centro e Alentejo).

Região de Intervenção: Norte, Centro e Alentejo

Entidades Beneficiárias: CEC/CCIC e AEDCP

Data de aprovação: 09/05/2017

Data de início: 01/06/2017

Data de conclusão: 31/10/2019

Custo Total elegível (€): 422.367,95

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 359.012,76 EUR

SÍNTESE DO PROJETO:

O projeto KnowNow4Aerospace (KN4AERO) tem como objetivo promover a internacionalização das empresas portuguesas do setor aeroespacial (em particular as regiões do Norte, Centro e Alentejo). Foi aprovado ao abrigo do SISTEMA DE APOIO A AÇÕES COLETIVAS – Internacionalização, nº 25037 01/SIAC/2016 – financiado através do programa português COMPETE2020 (programa Operacional Competitividade e Internacionalização) – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O projeto KnowNow4Aerospace desenvolveu várias ações para atingir os seus objetivos, nomeadamente:

  • Implementação de dois portais web (aerospace.pt e knownow.pt) que permitem divulgar, promover e estimular o sector aeroespacial;
  • Promover a competitividade das empresas e institutos de investigação através de um Roadshow internacional presente em eventos chave, em cooperação com a AICEP e a FCT (Farnborough – Reino Unido, Bremen – Alemanha, Aeromart Montreal – Canadá, Paris Air Show – França);
  • Realização de um estudo com vista à promoção das regiões de convergência como regiões de conhecimento e inovação;
  • Realização de uma análise SWOT para identificar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que este sector enfrenta em Portugal;
  • Organização de atividades de disseminação e informação dos resultados e experiências recolhidas através deste projeto.

Todas as ações foram apoiadas por um sólido plano de marketing, centrado em dar mais visibilidade às empresas portuguesas que trabalham neste sector.

O projeto foi executado em co-promoção do CEC/CCIC e da AEDCP.

Site oficial

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