fbpx

O Trabalho em Plataformas Digitais  é um modelo de emprego em crescimento em vários setores da economia, em que o trabalho remunerado é organizado através de ou numa plataforma on line. Proporciona uma entrada acessível no mercado de trabalho, sobretudo para alguns grupos vulneráveis, e oferece flexibilidade. No entanto, comporta riscos e desafios para a saúde e segurança no trabalho (SST), incluindo o trabalho intensivo, o isolamento, a precariedade laboral, uma situação profissional pouco clara e questões relacionadas com a gestão das tarefas e dos horários de trabalho por algoritmos. 

A investigação da EU-OSHA sobre o trabalho em plataformas analisa as oportunidades, os desafios e os riscos, faz uma cartografia dos tipos de trabalho em plataformas, identifica exemplos de políticas e apoia o desenvolvimento de iniciativas e ferramentas práticas para prevenir os riscos de SST inspiradas numa série de exemplos.

Consulte as últimas notícias e descubra todas as publicações relacionadas — como relatórios, estudos de caso e notas informativas sobre políticas. Saiba tudo sobre trabalho em plataformas digitais seguro e saudável com um único clique!

Para mais informações:

Ponto Focal Nacional da EU-OSHA

Telef.: 239 400 012 | Email.: pfn.eu-osha@act.gov.pt

Enterprise Europe Network OSH Ambassador

CEC – Conselho Empresarial do Centro/CCIC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro

Telef.: 239 497 160 | Email.: een-portugal@cec.org.pt